Exercício de Curva de Possibilidades de Produção (CPP)

Curva de Possibilidades de Produção (CPP) – Um Modelo Econômico

Os modelos econômicos são equações e gráficos utilizados para auxiliar na compreensão do mundo real.

Funcionam, mais ou menos, como os túneis de vento que fabricantes de aeronaves utilizam para testar seus novos aeromodelos, ou como aqueles bonecos com órgãos expostos das aulas de biologia no colégio; são simplificações da realidade que, apesar de omitirem algumas variáveis do mundo real, conservam o essencial e servem de base para compreender as interações reais.

E para apresentar esse importante elemento da Economia, veremos agora um modelo introdutório: a curva de possibilidades de produção (CPP).

Este modelo, também chamado fronteira de possibilidade de produção (FPP), é um gráfico que demonstra as combinações de bens que uma economia pode produzir, dados os fatores de produção e a tecnologia de produção disponíveis.

No mundo real, uma economia produz e consome inúmeros bens diferentes, mas no mundo dos modelos, convém supor que sejam produzidos apenas dois bens. Na economia de nosso país imaginário, chamado Oikonomos , produz-se pizza e cerveja.

Assim, as indústrias de pizza e de cerveja utilizam todos os fatores de produção disponíveis lá em Oikonomos: trabalho e capital. A fronteira de possibilidades de produção poderia ser algo assim:

Exemplo:

Agora vamos analisar o gráfico:

  • Comece focando no ponto A. Ele está bem acima da fronteira de possibilidades de produção (a linha mais grossa), e isso quer dizer que 50 cervejas e 76 pizzas é uma combinação possível para a produção de Oikonomos;
  • Seguindo a mesma lógica, podemos inferir que o ponto B também traz uma combinação possível: 80 cervejas e 60 pizzas. Note que aumentou a quantidade de cerveja, mas para isso foi preciso diminui a quantidade de pizza.
  • O ponto C está além da fronteira de possibilidade de produção. Está fora de alcance. Significa que não é possível produzir 80 pizzas e 65 cervejas, pois a aplicação de todos os insumos de Oikonomos não seria suficiente
  • Por fim, o ponto D, com suas 60 pizzas e 25 cervejas é um ponto possível, embora ineficiente, uma vez que seria possível aumentar para 80 a quantidade de cerveja sem precisar diminuir a produção de cerveja (ponto B). Isso é o que significa estar abaixo da fronteira de possibilidade de produção.

Isso nos leva à importante conclusão de que os pontos situados sobre a fronteira, ou seja, exatamente em cima da curva (como A e B) são quantidades eficientes do ponto de vista da produção.

Atividade

  1. Suponha uma sociedade que produza laranjas (eixo horizontal) e bananas (eixo vertical), cuja fronteira de possibilidades de produção é representada pelo gráfico a seguir.

Note que há três capacidades produtivas:

A está abaixo da fronteira, B está sob a fronteira e C está acima da fronteira

Assim, as situações de pleno emprego, capacidade ociosa e inexistência de tecnologia produtiva são representadas, respectivamente, por?

A) A, B e C.

B) A, C e B.

C) B, A e C.

D) B, C e A.

  1. O seguinte gráfico ilustra uma fronteira de possibilidades de produção de Assistência médica x Educação.

Considerando o gráfico, o que ocorreu no ponto “F”?

A) A sociedade hipotética alocou todos os seus recursos em assistência médica.

B) A sociedade hipotética alocou todos os seus recursos em educação.

C) A sociedade hipotética tem recursos suficientes para produzir uma combinação de assistência médica e educação que seja fora da fronteira de possibilidades de produção.

D) A sociedade hipotética não alocou seus recursos.

3. Com base na curva de possibilidade de produção representada na figura a seguir, é correto afirmar que.

A) Os dois bens, automóveis e bicicletas, só podem ser produzidos com eficiência no ponto C.

B) Em decorrência do avanço tecnológico, haverá sempre um deslocamento do ponto A para o ponto B, e vice-versa.

C) A curva de possibilidade de produção é convexa devido a escassez dos recursos disponíveis.

D) A curva que liga os pontos A e B representa a utilização ótima dos fatores produtivos existentes.

E) O custo de oportunidade de produção no ponto D é igual a 1.

Respostas 

Questão 1  – C – Questão 2 – B – Questão 3 – D

Temas relacionados: economia, possibilidades, trabalho e aprofundamento de matemático.

Conheça mais o jovens senhores matemáticos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima